
A Sinagoga na época de Jesus
Havia apenas um templo em Jerusalém, porém cada comunidade tinha a sua sinagoga. Os sacrifícios eram uma prerrogativa apenas do Templo, cabendo às sinagogas o culto e os estudos da Lei. O povo se reunia na sinagoga aos sábados para orar e ouvir sermões baseados nos textos da Lei e dos Profetas, que eram traduzidos para o aramaico e grego, conforme a sinagoga.
"Então, pela virtude do Espírito, voltou Jesus para a Galiléia, e a sua fama correu por todas as terras em derredor. E ensinava em suas sinagogas, e por todos era louvado. E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração" (Lc 4. 14-18).
Durante a semana, na sinagoga funcionavam a escola, o centro comunitário e o núcleo do governo local. Seus líderes eram as autoridades civis da comunidade, os magistrados e os guardiões da moral pública.
©Marcia Mendes
Outras curiosidades bíblicas:
https://www.comunidadegracaevida.com.br/curiosidades-biblicas/