O sacrifício na Bíblia - simbologia do sangue

por Marcia Mendes

Quem oferecia sacrifício estava se dedicando a Deus, ou reconhecendo que por causa dos seus pecados merecia morrer; neste caso, o animal era entregue em lugar da vida do ofertante.

O sangue representa a vida, e a a vida do animal era derramada até a morte para restabelecer a paz entre Deus e as pessoas.
"Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma" (Lv 17.11).

O sacrifício de sangue possibilitava a Deus, que é puro e santo, se fazer presente entre o povo.  Jesus é o verdadeiro cordeiro de Deus nas palavras de João Batista.
"No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (Jo 1.29).

E veio ao mundo, esvaziado de sua glória, pois abriu mão de sua condição de Deus para se fazer homem e deu a sua vida para nos resgatar.
"Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos" (Mc 10. 45).

E seu sacrifício nos purifica de todo pecado e nos dá completo acesso ao Pai, do qual agora somos, por Jesus, com Ele e somente através Dele, também filhos.
"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." ( 1 Jo 1.7)

O autor de Hebreus esclarece que Cristo é tanto o sacerdote perfeito quanto o último sacrifício, pois Sua morte faz com que todos os sacrifícios de animais sejam desnecessários.
"Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade." (Hb 8.1)
"Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados" (Hb 10.14).

 Sejamos também nós mesmos, através de Cristo, ofertas vivas, aromas agradáveis ao Senhor.

©Marcia Mendes 

 

Outras curiosidades bíblicas:

https://www.comunidadegracaevida.com.br/curiosidades-biblicas/