Os hebreus

 

por Marcia Mendes

Os hebreus eram um povo de origem semita (hebreus e árabes) que se distinguiram de outros povos da antiguidade por sua crença religiosa. Foi o primeiro povo a adotar o monoteísmo. 

O vocábulo hebreu significa - "gente do outro lado do rio" – referindo-se ao rio Eufrates. 

O povo hebreu era perseguido, necessitava sobreviver diante de muitas hostilidades e com isso aprendeu a valorizar os aspectos da Lei que o distinguiam como povo de Deus. Assim, três aspectos identitários tornaram-se muito importantes: a circuncisão, a observação da lei do sábado, e as leis alimentares baseadas em Lv 11, com a ordem de não comer sangue.  Essa regra, em particular, impedia o judeu de compartilhar a mesa com gentios.  Esse foi um problema que teve que ser enfrentado por Jesus e para os primeiros cristãos. 

"E ouviram os apóstolos, e os irmãos que estavam na Judeia, que também os gentios tinham recebido a palavra de Deus. E, subindo Pedro a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão, dizendo: Entraste em casa de homens incircuncisos, e comeste com eles" (At. 10.1-3).

"E sucedeu que, estando ele em casa, à mesa, muitos publicanos e pecadores vieram e tomaram lugares com Jesus e seus discípulos. Ora vendo isto, os fariseus, perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso mestre com os publicanos e pecadores" (Mt 9.10,11). 

©Marcia Mendes

 

Outras curiosidades bíblicas:

https://www.comunidadegracaevida.com.br/curiosidades-biblicas/