Templo de Salomão - Templo de Herodes

O primeiro templo, construído pelo rei Salomão, e foi uma das importantes instituições do judaísmo. Foi destruído pelos babilônios em 587 a.C, depois reconstruído pelos judeus na volta do exílio. Era bem mais simples que o original. Ficou de pé por 500 anos.
Herodes decidiu substituí-lo por um magnífico complexo que se tornou uma das sete maravilhas do mundo. A obra foi iniciada em 19 a.C e concluída em 64 d.C. Para Herodes, esta parecia ser uma boa maneira de conseguir apoio dos seus súditos judeus.
No templo eram oferecidos os sacrifícios e se realizava o culto. Era o campo de ação dos sacerdotes e seus auxiliares.
Quando os evangelhos descrevem Jesus ministrando no templo, referem-se à grande área pública frequentada pelo povo que se reunia ali para ouvir os mestres. Era também neste pátio onde se reuniam os mercadores de ofertas e cambistas.
"E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambistas assentados. E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambistas, e derrubou as mesas; e disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de comércio. E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorou" (Jo 2.13-17).
No evangelho de Marcos:
"E, saindo ele do templo, disse-lhe um dos seus discípulos: Mestre, olha que pedras, e que edifícios! E, respondendo Jesus, disse-lhe: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada" (Mc 13 1-2).
Jesus e seus seguidores se tornaram malvistos porque eram considerados inimigos do templo. "E apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei" (Atos 6. 13).
"E disseram: Este disse: Eu posso derrubar o templo de Deus, e reedificá-lo em três dias" (Mt 26.61).
Parte dessa construção ainda está de pé no lado ocidental de Jerusalém – conhecido como o Muro das Lamentações.
©Marcia Mendes
Outras curiosidades bíblicas:
https://www.comunidadegracaevida.com.br/curiosidades-biblicas/