
Corações de pedra, corações de carne
por Delmo Fonseca
“Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca…” - Mateus 13.5
A parábola do semeador é uma das ricas ilustrações feitas por Jesus. A narrativa mostra que o mestre conhecia muito bem o ofício de plantar e colher, além de também ser um exímio contador de estória. Mas o que nos interessa em nosso texto é a parte em que a semente cai em solo rochoso. Há quase sempre uma camada de terra sobre esse tipo de solo, o que faz com que a semente lançada brote e se desenvolva por um pequeno intervalo de tempo. Ao encontrarem a camada rochosa as raízes se veem impedidas de continuarem sua trajetória. Elas não conseguem perfurar a rocha, logo não encontram água para sua sobrevivência. E a planta morre.
Jesus nos ensina que a semente que cai em solo rochoso não vinga, embora cresça rapidamente. Em termos espirituais o que é um solo rochoso? Podemos dizer que é o coração de pedra. Sim, há corações duros como uma rocha. No entanto estes corações enganam, pois num primeiro momento a semente lançada chega a brotar, logo após definha-se e morre.
O evangelho da graça é uma semente. Muitos, ao ouvirem a respeito da maravilhosa graça ficam eufóricos, mas ao sinal do primeiro problema murcham e sucumbem. Por que isso acontece? A palavra se depara com um coração de pedra, o que impede o aprofundamento de suas raízes. O que se segue é que não há planta, fruto nem sementeira.
As dificuldades são o sol que queima as folhas já murchas por falta de água no solo. Um coração de pedra não retém a água do Espírito. Os que creem em Jesus se assemelham à terra fértil: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre” (João 7.38).
Aqueles que buscam viver pela fé, que creem na graça de Deus, produzem frutos pois a graça é um manancial. Estes foram alcançados pela promessa do Senhor: “Então aspergirei água fresca e límpida, e ficareis purificados; Eu mesmo vos purificarei de todas as vossas impurezas e de todos os vossos ídolos. E vos darei um novo coração e derramarei um espírito novo dentro de cada um de vós; arrancarei de vós o coração de pedra e vos abençoarei com um coração de carne. Eis que depositarei o meu Espírito no interior de cada pessoa e vos capacitarei para agires de acordo com as minhas leis e princípios; e assim obedecereis fielmente aos meus mandamentos!” (Ez 36.25-17).